2 de set. de 2019

Coisa de sonho

Sobre sonhos e outras coisas.
Qual é o seu sonho? 
Essa é a pergunta mais clichê feita as pessoas quando estão adentrando em algo novo. Um curso, uma palestra, uma formação... 
Pessoas que fazem essa pergunta com o fito de promover uma reflexão acerca daquilo que se quer para a vida. Nem sempre é possível responder instantaneamente a essa pergunta. Um sonho não é um miojo. Requer mais tempo pra pensar "eu sonho com isso mesmo?"
Vou falar dos meus... 
Ao contrário do que todo mundo sonha, tenho sonhos simples. Talvez pela ausência dessas coisas durante toda a minha vida, eu queira tanto isso. 
A sociedade moderna tem sonhos em comum: fama, riqueza, carreiras incríveis, títulos... 
Não que isso seja ruim, mas acho que sou um corpo novo numa alma antiga. Não consigo colocar essas condições em primeiro lugar. 
O meu sonho é simples. Sonho com uma casinha branca de varanda, igual àquela da música. Um quintal, algumas janelas, cortinas brancas para abrir ao nascer do sol. Uma mesa mais ou menos arrumada, o cheiro de café novo tomando de conta da cozinha, uma família apressada para começar o dia, duas crianças sujando a roupa da escola durante o café, meus gritos histéricos com o descuido delas, o volume do jornal vindo da tevê que fica na sala... 
eu também sonho com as noites frias... com o sono leve de madrugada, aquela levantada periódica para cobrir as crianças que, assim como eu, herdaram um sono inquieto e uma mania de tirar o cobertor de si.
Sonho com o cheiro da sopa de feijão no jantar, com o meu avental de cozinha meio rasgado nos cantos, os pratos sujos compondo a bagunça que se espalha na pia da cozinha. 
Sonho com os domingos e aquela lasanha preparada no almoço para receber um casal de amigos. O chiar da garrafa de Coca-cola, o tilintar dos cubos de gelo caindo no copo. 
Com os passeios no final da tarde de domingo e também com aquela sensação de paz trazida por uma semana de trabalho concluída. 
Eu quero tudo. Quero os aperreios da vida. Acordar de manhã preocupada com a conta de energia que vencerá antes do dia do salário. Saber como é estar sem gás de madrugada e ter de jantar pão com margarina por não ter opção naquele dia. 
Sonho com uma caixinha de moedas guardadas para pagar aquela viagem nas férias que as vezes nem dá certo porquê uma das crianças adoeceu ou ficou de recuperação na escola. 
No meu sonho tem espaço pra tudo. Cabem dois gatos gordos e preguiçosos, mudas de plantas espalhadas no quintal, cabe uma piscina de plástico na varanda nos dias de feriado. Cabe um vinho e uma massagem nos pés numa sexta-feira à noite. Cabe uma cama dividida com o calor da pessoa que eu amo. Cabe também o som das chuvas do mês de junho açoitando a janela do quarto, aqueles relâmpagos rasgando o céu e as quedas de energia, fazendo da casa um lugar tomado por velas em todos os cômodos. 
O meu sonho é simples, mas como todo sonho, parece difícil de alcançar. 
Sonhar com amor pleno e uma família unida tem se tornado banal para tantos. A vida tem se passado cada vez mais depressa e cada vez mais sem sentido. 
Sonhar virou bestagem de gente miúda. Gente grande gosta mesmo é de viver hoje. Mas eu, como miúda que sou, continuo essa incansável busca pelo meu sonho que, por incrível que pareça, está cada vez mais distante. Talvez, essas imagens fiquem somente em meus sonhos.


Assinado. Gente miúda com medo de crescer.

1 comentários:

  1. Nossa vida com certeza é feita dos pequenos e grandes sonhos.
    Não sonhe tanto, pois talvez você já esteja no sonho e ainda não acordou para ele.

    Beijos 😚

    ResponderExcluir

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP